Serrinha do Alambari RJ
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre as cidades de Penedo e Visconde de Mauá, há 180km do Rio de Janeiro e 280km de São Paulo, encontramos uma região ainda não tão conhecida pelos aventureiros e que abriga cachoeiras e poços de águas cristalinas indescritíveis chamada Serrinha do Alambari, um distrito do município de Resende – RJ.
Ao todo são 4.500 hectares protegidos pela legislação brasileira, denominada como Área de Proteção Ambiental (APA), que significa uma extensa área natural destinada à proteção e conservação da biodiversidade, onde conciliam o processo de ocupação humana e o uso sustentável de seus recursos naturais. Certamente, a Serrinha precisa ser preservada, pois ali há uma diversidade biológica rica e exuberante, um refúgio para se aventurar em trilhas, mas também ideal para quem procura relaxar e desestressar longe da correria diária das grandes cidades.
As opções de hospedagens por lá não são tão diversas e em sua maioria, são lugares rústicos e aconchegantes; pousadas, chalés ou camping rodeados de Mata Atlântica. Se você curte acampar, há um camping magnífico e gigante, rodeado de trilhas que dão acesso a algumas piscinas naturais, com um ótimo restaurante, banheiros com chuveiros quentes e até mesmo sauna, o Camping Clube do Brasil.
Trilhas e Cachoeiras
As trilhas da Serrinha do Alambari não são longas, mas costumam ser bem lisas, especialmente se for em época de chuva (novembro à março, especialmente), portanto, não tenha pressa para fazê-las e vá com um calçado adequado para trilhar, olhando atentamente o terreno onde caminha, principalmente ao chegar às cachoeiras. Ah, e não esqueça seu lanche de trilha, pois próximo a esses atrativos não há nenhum comércio.
Observação: tendo em vista que em alguns trechos você precisará usar as mãos para se equilibrar, por ser escorregadio e ter alguns obstáculos, não é recomendado esse roteiro de cachoeiras para crianças muito pequenas e/ou de colo.
Poço do Céu
Fica localizado dentro de uma propriedade particular, portanto é necessário pagar um ingresso de R$35,00 na entrada e depois seguir por uma trilha de aproximadamente 600m até este que é a primeira beleza natural do trajeto, o Poço do Céu, onde há duas quedas d’água, uma maior com um poço mais fundo e a segunda mais abaixo, menor e rasinha, de águas límpidas e verdes. Ele é considerado por muitos, o mais belo cenário da Serrinha do Alambari.
Poço do Dinossauro
Seguindo mais um pouco, em torno de 10 minutinhos, está o Poço do Dinossauro, uma linda e grande queda d’água, que de início você verá por cima e se quiser entrar para nadar, é só dar mais alguns passos adiante e sairá na parte de baixo.
A tonalidade da água depende bastante do horário do dia e da previsão do tempo, pois quando o sol reflete na cachoeira, fica ainda mais lindo! Mas de qualquer forma, seus olhos ficarão encantados!
Descendo mais uns 5 minutinhos na trilha, você se depara com o Poço da Turmalina, um pouco menor mas tão belo quanto os outros!
Bom, essas são apenas algumas das melhores cachoeiras da Serrinha… Para os preparativos, leve dinheiro pois alguns lugares não aceitam cartão; seja consciente e traga seu lixo de volta; e prepare-se para, talvez, ficar sem sinal de internet em alguns momentos… Mas se desligar das tecnologias pode te fazer muito bem mentalmente e a conexão com a natureza é garantida! (;