PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
Situado na Serra da Mantiqueira e na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Itatiaia possui uma formação geológica única e característica, são “pedras pontudas” que dão nome ao Pico das Agulhas Negras, o quinto maior pico do Brasil, o terceiro do estado de Minas Gerais e o mais alto do estado do Rio com 2.791m de altitude.
Início da trilha ao Pico das Agulhas Negras – PNI | Foto: Carlos Moura
Pico das Agulhas Negras
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A jornada ao cume começa e termina no Abrigo Rebouças e como há limite de 80 pessoas por dia para subir essa montanha, é imprescindível chegar cedo na portaria.
Prepare-se mentalmente e fisicamente, com uma boa bota de trekking para evitar torções, alimentos para repor as energias, água e demais equipamentos como bastão de caminhada e a mochila mais leve possível.
É uma trilha bastante técnica, onde em alguns momentos faz-se necessário o uso de cordas para passar por trechos de escalaminhada e rapel e portanto, sem dúvidas é essencial contratar um guia local para te auxiliar nessas passagens e te orientar no caminho a seguir, pois para quem não conhece é fácil se perder e o guia não será um custo, mas sim um ótimo investimento.
Depois de percorrer uma trilha de nível intenso, chegamos ao topo do Agulhas Negras, uma vista privilegiada em 360° das montanhas da região, como o Morro do Couto e o Maciço das Prateleiras.
Não é um trekking para iniciantes, se você não está acostumado a realizar essas atividades, há outras rotas dentro do PNI que também valem muitíssimo a pena, inclusive com cachoeiras.
Agulhas Negras – PNI | Foto: Sarita Lazzarini
Para aprender um pouco mais e preparar-se corretamente para essa aventura, confira este E-book do ICMBio: Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais.
⠀⠀⠀⠀
É um cenário inusitado em todo o Brasil e com certeza deixará boas recordações guardadas em sua memória!
⠀⠀⠀⠀