Conheça a trilha do Vale das Ostras até a Cachoeira do Meu Deus

O Vale das Ostras⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀
Está localizado no Vale do Ribeira, região que abriga 61% da Mata Atlântica remanescente do Brasil, 150 mil hectares de restinga e 17 mil hectares de manguezais e que em 1999 a UNESCO declarou Patrimônio Natural da Humanidade, no sul do estado de São Paulo e ao leste do estado do Paraná. Além das florestas, no Vale do Ribeira há importantes comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, imigrantes e uma biodiversidade em plena preservação.

Paisagens na estrada até o início da trilha do Vale das Ostras.

A trilha destino Cachoeira do Meu Deus
A Cachoeira do Meu Deus, situada na cidade de Eldorado – SP, é o destino final da trilha do Vale das Ostras, percurso que contempla cerca de 12 cachoeiras e algumas piscinas naturais, formadas pelo Ribeirão das Ostras, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo. Ao todo são aproximadamente 6km de caminhada e o tempo para completar a trilha pode variar bastante, pois como o número de cachoeiras é grande, há diversas paradas para bons mergulhos durante o caminho.

O nível de dificuldade depende da experiência em trekking e do condicionamento físico de cada um, mas no geral ela é considerada de nível médio. E uma coisa é certa, você não sairá dessa aventura sem se molhar, mesmo que não entre nas cachoeiras, há travessias pelo Rio Ribeira de Iguape em algumas partes, que não ultrapassam a altura dos joelhos.

Cachoeira do Meu Deus – Vale das Ostras, SP | Foto tirada em uma de nossas saídas pra lá.
Cachoeira do Meu Deus – Vale das Ostras, SP

A Queda do Meu Deus é gigantesca, tem 53 metros de altura e uma forte queda, onde é possível chegar com cuidado para não escorregar nas pedras lisas ao redor. Mas se você pensa que o único encanto dessa trilha é o fim, está enganado, as outras cachoeiras e piscinas naturais são também muito belas, algumas delas: Cachoeira do Engano, a Cachoeira do Vomito, a da Meia-Volta, a Escondida, o Salto Triplo, a Cachoeira do Funil, do Palmito e do Papo, o Poço Verde e o Poço Azul, de águas cristalinas em tons de verde.

Piscina natural antes da Queda do Meu Deus, Vale das Ostras – SP

Vale salientar que nessa trilha é de extrema importância a contratação de um guia local experiente, que irá te auxiliar no caminho que cruza o rio diversas vezes e pode confundir quem não o conhece, além de te ajudar em alguns obstáculos com cordas, escadas de madeira e pedras que você encontrará. Na entrada de acesso é cobrado uma taxa de R$15,00 e não é permitido entrar com bebidas alcoólicas e/ou fazer churrasco no local.

Guia local auxiliando nosso grupo na travessia da cachoeira | Foto tirada em uma de nossas saídas pra lá.
Cachoeira do Salto Triplo – Trilha do Vale das Ostras | Foto tirada em uma de nossas saídas pra lá.

Caverna do Diabo
Um bônus que pode ser incluso e que faz parte de nosso roteiro de viagem para Eldorado é a Caverna do Diabo, localizada na estrada um pouco a frente da trilha citada anteriormente, dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo, a maior caverna do estado de São Paulo, que foi adaptada ao turismo de aventura, com escadarias e luzes, acessível a todas as idades.

Para entrar no Parque Estadual, aberto das 8:00 às 17:00hrs de terça-feira a domingo, o valor do ingresso é de R$30,00 por pessoa, já incluso o guiamento de um monitor que te acompanha ao adentrar a caverna, contando histórias reais e proporcionando surpresas aos visitantes.

Há uma boa estrutura turística no local, com centro de visitantes, restaurante, lojinha, banheiros bem arrumados e algumas outras opções de trilhas, como a da Cachoeira do Araçá e a do Mirante do Governador, que oferece uma vista panorâmica do Vale do Ribeira.

Entrada da Caverna do Diabo e ao lado, o Ribeirão das Ostras que atravessa a caverna | Parque Estadual Caverna do Diabo – SP

Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Abrir bate-papo
Avohai Ecoturismo
Olá
Podemos ajudá-lo?