6 lugares imperdíveis para conhecer em Cunha SP

No alto do Vale do Paraíba, dentro do estado de São Paulo mas já na divisa com o Rio de Janeiro próxima à Paraty, a Estância Climática de Cunha é conhecida por seus ateliês de cerâmica no centro da cidade e em seu entorno, na parte rural, é possível conhecer montanhas com belos visuais, cachoeiras, plantações de lavanda, fazer trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar e por fim, tomar uma deliciosa cerveja artesanal em uma produtora local.

1.Pedra da Macela
⠀⠀⠀⠀⠀
Certamente o passeio mais requisitado de Cunha, a Pedra da Macela é uma montanha de 1841m de altitude onde, em dias de previsão do tempo favorável, lá do topo você consegue avistar a baía de Ubatuba, Paraty e da Ilha Grande em Angra dos Reis.

Para chegar lá, terá que encarar uma subida puxada de aproxidamente 3km. Após vencer a caminhada, prepara-se, pois o cenário renderá fotos para o ano todo!

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Avôhai Ecoturismo (@avohaiecoturismo)

2. O Lavandário
⠀⠀⠀⠀⠀
O Lavandário se trata de um imenso campo coberto por diversas espécies de lavandas, com flores durante os 365 dias do ano. Atualmente, a propriedade rural cultiva mais de 40 mil pés, em sua maioria da espécie Lavandula Dentata, em uma área equivalente a 15 campos de futebol.

Além de apreciar os vales roxos e coloridos, no local também acontecem vivências sobre o cultivo das plantas e uma loja dentro de uma casa estilo provençal que dispõe de produtos a base do óleo extraído da lavanda como sabonetes, cremes, aromatizadores e até mesmo comestíveis como sorvete de lavanda e bolinhos de mel com lavanda.

O Lavandário, Cunha SP
Nosso grupo conhecendo O Lavandário em Cunha SP

3. O Contemplário
⠀⠀⠀⠀⠀
Com paisagens parecidas com as do Lavandário, o Contemplário é outro ponto turístico para relaxar e desfrutar da paz da natureza de Cunha, com plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas.

Ao passear por lá, você pode tomar um café ou uma cerveja artesanal e se deliciar com alimentos gourmet na loja local.

O Contemplário – Cunha SP | Foto: Fui Ser Viajante

4. Cachoeira do Pimenta
⠀⠀⠀⠀⠀
É sem dúvida a cachoeira mais encantadora da região, possui um desnível de 70 metros e é formada por várias quedas d’água que já podem ser avistada desde a estrada de acesso. No alto da queda situa-se a barragem onde é captada a água que abastece a cidade de Cunha.

Se você estiver disposto a um mergulho refrescante, ela é uma boa opção, sempre tomando os devidos cuidados cabíveis em ambientes naturais.

Cachoeira do Pimenta – Cunha SP

5. Parque Estadual da Serra do Mar
⠀⠀⠀⠀⠀
Como você pode perceber, as opções de Ecoturismo por lá são diversas, uma delas são as trilhas do Núcleo Cunha que faz parte dos 332.000 hectares do Parque Estadual da Serra do Mar, criado em 1977, antes reconhecido como Reserva Florestal de Cunha.

Algumas das trilhas são: Trilha do Rio Bonito, Trilha das Cachoeiras e a Trilha do Rio Paraíbuna.

Trilha do Rio Paraíbuna, PESM – Cunha SP

6. Cervejaria Wolkenburg
⠀⠀⠀⠀⠀
Elaborada segundo a Lei de Pureza Alemã de 1516, que permite somente cevada maltada, lúpulo e água em seus processos, a Cervejaria Wolkenburg de Cunha tem classe e oferece um produto especial, sem químicos, conservantes e estabilizantes e o melhor, você prova dessa cerveja imerso e rodeado de Mata Atlântica, em um ambiente bucólico e aconchegante.

Cervejaria Wolkenburg, Cunha SP | Foto: Michele Bittar

Gostou? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Abrir bate-papo
Avohai Ecoturismo
Olá
Podemos ajudá-lo?